-
Arquitetos: 77 Studio architecture
- Área: 312 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Piotr Krajewski
-
Fabricantes: EQUITONE, Cortizo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A vista da casa é simplesmente de tirar o fôlego. Ela foi construída em uma encosta às margens do rio Vístula. A "Casa da Encosta 35:35" é o mais recente projeto do escritório de arquitetura polonês 77 Studio em Varsóvia. A residência é um exemplo do uso consciente de valores naturais únicos. O bloco horizontal cresce em direção ao declive verde, estabelecendo um diálogo com o rio, que se torna um importante ponto de referência.
Esta casa moderna e espaçosa está localizada às margens do rio Vístula, na região central da Polônia. Do terreno onde foi construída, tem-se uma vista pitoresca sobre o rio e as planícies de Mazóvia que se estendem até o horizonte. Essas características únicas do entorno inspiraram os proprietários a escolher este local para a construção.
O arquiteto decidiu integrar sutilmente o bloco da casa à forma natural da escarpa. Os pavimentos individuais da casa, como camadas de terra, penetram na estrutura da encosta, tornando-se quase invisíveis do outro lado do cais, de forma que desaparecem sob o talude de terra. O bloco se funde ao entorno e se torna quase imperceptível da rua e dos edifícios vizinhos, proporcionando aos moradores uma sensação de intimidade.
A arquitetura não compete com a paisagem. Interage com ela, por vezes misturando-se com a envolvente, outras vezes dando-lhe discretamente lugar. A natureza envolve a casa por todos os lados e até sobe a encosta até o telhado com um jardim natural, de onde há uma ampla vista de toda a área. Tudo na casa parece estar subordinado a uma vista desimpedida. O bloco estende-se panoramicamente ao longo da linha costeira e abre-se com um grande envidraçado para o rio Vístula.
O elemento mais difícil parece ter sido alcançado - a piscina infinita adjacente à sala de estar e ao quarto, que, do ponto de vista do interior, se funde completamente com o rio localizado a 35 m e 35 cm abaixo. Desta forma, foi alcançado o efeito da conexão final da arquitetura com a paisagem existente - a proximidade imediata do rio Vístula, que parece quase penetrar no interior da casa. Além disso, o terraço que avança em direção ao rio, cercado pela água da piscina, foi suspenso no espaço como uma ponte de madeira. Daí o nome do edifício - Casa 35:35.
A planta da casa no formato da letra C, configura uma área resguardada e isolada, necessária devido às fortes rajadas de vento que ocorrem na área aberta. Neste espaço foi criado um pátio com lareira, protegido da chuva e do sol escaldante por uma vela desenrolada em um mastro de metal. A casa tem uma divisão muito clara de funções. A maioria dos cômodos está localizada no nível intermédio, com a melhor exposição à paisagem. Há uma sala de estar com área de jantar, cozinha, escritório e a suíte principal com banheiro integrado. Os demais quartos estão localizados no nível inferior, com acesso direto ao aconchegante jardim na encosta.